Mestre João Elias Espíndola

Entre Pipocas e Lagartas

Poética Têxtil Vernacular do Mestre João Elias Espíndola

Na casa do Sr. João Elias, um pequeno quadro na sala, moldura em renda renascença contorna a imagem de Jesus e o coração, vi o Senhor e um mestre em renascença! Novos encontros em pontos e memórias fizeram-me conhecer o Rendeiro-Agricultor João Elias e a sua Arte, a renda renascença mais preciosa do Agreste Pernambucano, do Brasil, do Mundo. Traços da sua renda-autoral, o requinte dos pontos Dois Amarrados, Pipocas, Traças, Malhas, Richelieu e a Lagarta, ponto este criado por ele. O Sr. João diz “parece uma lagartinha, faz anos que criei, em todas as peças que faço, gosto de botar Lagarta”. Minuciosos arabescos de uma renda-relevo entre Pipocas e Lagartas em toques nas mãos, o Sr. João repassa esta herança têxtil para as suas sobrinhas.

Apresento imagens-detalhes dos seus figurinos-renda em cor bege ou rosa e branco, e na lente macro, uma multicor, gigantes Pipocas em tons pastel. A partir da linha, agulha e lacê, surgem das mãos do mestre João Elias Espíndola, minúsculos pontos que compõem a sua Poética-Têxtil-Vernacular.

Lenice Queiroga
Pesquisadora e Artista Multimídia

Patrimônio Vivo de Pernambuco
Mestre João Elias Espíndola

Veja outras pesquisas

Propriedade Intelectual

Todos os direitos reservados do Site Vernacular Renascença. É proibida a reprodução ou utilização, parcial ou total, das fotografias, textos, vídeos e informações deste site sem a prévia autorização de Lenice Queiroga, pesquisadora e artista multimídia.