Mestra Edite Patriota Duarte

Arabescos em Renascença-Azul-Seda

Os infindáveis caminhos da Mestra Edite Patriota Duarte

Caminhos azuis em papel seda, este foi o percurso de vida da mestra Edite Patriota, desenhista de riscos de renda renascença em Poção, Pernambuco. Natural da Paraíba, iniciou sua vida profissional como costureira e, seguidamente, em 1959 na cidade de Poção, aos 27 anos de idade, começou a fazer os desenhos de renda renascença. Mestra Edite Patriota comenta a orientação que teve da amiga Maria José, que não era desenhista… “Aí eu perguntei a ela como eu vou tirar aqui? Ela disse: tu não sabe matemática, não? Eu disse, sei! Então, se você vai tirar uma toalha de três metros, quanto é a metade? Eu disse: um metro e cinquenta. Então, você já faz, ela falou, né? Se for de dois metros e vinte, você faz o quarto de um metro e dez.” E a mestra Edite, seguiu criando desenhos, cujos os motivos eram florais e ramagens, para uma diversidade de peças como: tolhas de mesa, panos de bandeja, vestidos, blusas, palinhas, entre outras. A mestra desenhou também para os clientes das cidades circunvizinhas de Poção em Pernambuco e Paraíba.

Sobre o seu processo criativo diz: “ainda hoje é assim… eu boto um papel aqui e fico, abaixo a cabeça e vou fazendo… Aí sim, vou fazendo aos pouquinhos, pouquinhos, é quando eu formo um quarto da peça. Não faço mais riscos porque as mãos não conseguem. O médico perguntou o que eu fazia, qual era meu trabalho, aí a menina disse: a vida inteira dela foi desenhar… ”Mestra Edite atualmente desenha pouco por não ter a saúde de antes, mas se recorda com alegria, ao lado da sua família, de toda a sua história em riscos-azuis e papeis-seda.

Lenice Queiroga
Pesquisadora e Artista Multimídia

Veja outras pesquisas

Propriedade Intelectual

Todos os direitos reservados do Site Vernacular Renascença. É proibida a reprodução ou utilização, parcial ou total, das fotografias, textos, vídeos e informações deste site sem a prévia autorização de Lenice Queiroga, pesquisadora e artista multimídia.