Associação de Agricultores da Nascente Rio Capibaribe

A seguir breve definição de termos que aparecem na descrição das fotografias sobre a renda da Associação dos Agricultores e Agricultoras Nascente do Rio Capibaribe de Poção.
“Aranha tecida”- um círculo espiralado preso por linhas em um quadrado de lacê;
Lacê – fita de algodão fina usada para contornar o desenho preenchido pelos pontos;
“Malha”- tirinhas dobradas ao meio como um pequeno laço geralmente utilizadas, lado a lado, no arremate;
“Pauzinho”- tirinhas bem justas, paralelas, que deixam um pequeno retângulo vazado;
“Richelieu”- pontos mais abertos compostos do ponto, “pauzinho” com o ponto “malha” ao centro;
“Traça”- pontos compridos e apertados em forma de leque.
Um rendado branco com linha bege e lace preto está exposto ao ar livre. Na parte superior do rendado há uma flor de cinco pétalas com lacê preto e miolo de traça bege. Ao redor, o céu azul transparece entre os pontos pauzinho. Abaixo e no meio, uma trama quadriculada de contorno preto e preenchida de aranha tecida bege. Nas laterais, há duas faixas verticais brancas de ponto abacaxi e mais flores nas extremidades.
Uma blusa de rendado bege florido está pendurada em um graveto em meio a capins, sob a luz do sol. É uma blusa sem mangas, com decote em “V” contornado de pontos pauzinho. A barra tem o formato de meias lua com a curva para baixo.
Duas jovens, irmãs gêmeas, vistas da coxa para cima, uma ao lado da outra, usam  vestidos de renda sem mangas e com decote em “V” sendo um branco e o outro rosa. Elas são morenas, de cabelos pretos e lisos, compridos e repartidos de lado, olham em nossa direção. O rendado dos vestidos é composto de desenhos florais e geométricos. A pala vazada é uma composição dos pontos pauzinho e rechilieu. O busto tem flores de pétalas com ponto fechado  e duas pipocas. Abaixo, um losango transparente, que se estende até o ventre, é preenchido com flor e folhas e contornado de pauzinho e pontos mais vazados.
Em uma rocha, três flores pequenas de renda branca, estão sobre raminhos de folhas, uma das flores está acima e duas embaixo, lado a lado. A luz do sol incide sobre as peças.
Silhueta de seis pessoas que sustentam uma colcha de renda bege. Elas estão de pé, lado a lado, com o braço levantado. No centro, a luz do sol atravessa os pontos que formam uma grande flor de quatro pétalas preenchidas com folhagens. Ao redor, o rendado de pontos diversos têm o formato de meia lua.
Por trás da janela de uma construção em ruínas, uma moça  está de pé com a saia do vestido branco rendado jogada para fora da janela. Ela está com o rosto voltado para a esquerda e usa uma faixa branca enrolada na cabeça. O vestido, de decote em “V” bem aberto até os ombros tem a trama do rendado composta de flores com pétalas de pontos justos e folhas vazadas. A barra do vestido é arredondada com acabamento ondulado e irregular.

Mulheres Rendeiras

Mulheres Rio Capibaribe

Iniciou em 2010 a Associação dos Agricultores do Rio Capibaribe com uma sementeira, cuja função é reflorestar as margens dos rios e desenvolver educação ambiental, mas seguidamente as mulheres se organizaram como rendeiras. São mulheres agricultoras-rendeiras, no plantio e colheita estão na roça e à noite fazendo renda. Aprenderam com suas mães a rendar, logo na infância, ajudando na sobrevivência de suas famílias, como Marilene relembra “minha mãe ficava trabalhando e eu prestando atenção, então fui começando a trabalhar e as minhas meninas também foi assim”. Sobre a renda comenta Iracema “gosto muito de fazer renascença, para mim, eu esqueço do mundo quando estou rendando”.

Neste ensaio imagético revelo mulheres-rendeiras, veladas por grandes arabesco rendados em contra-luz-bege. Variedades de motivos, Isabel-Fernanda Gêmeas-Rendas em Branco-Rosa ou imagem-detalhe em Linha-Bege e Lacê-Preto ou florais em Bege-Cinza ou Flores-Renda sobre o verde e, uma Instalação com um Branco-Vestido, em ramagens, Aranhas, Flores-Traça, veste uma jovem e o barro. Estes são os traços que tecem as mulheres-rendeiras da nascente rio Capibaribe.

Lenice Queiroga
Pesquisadora e Artista Multimídia