Lucy Cordeiro

A seguir breve definição dos termos que aparecem nas descrições das fotografias sobre a renda de Lucy Cordeiro:
“Aranha tecida”- um círculo espiralado preso por linhas em um quadrado de lacê;
“Dois amarrados” – pontos justos que formam minúsculos círculos vazados;
Lacê – fita de algodão fina usada como contorno dos desenhos que são preenchidos pelos pontos;
“Pauzinho”- tirinhas bem justas, paralelas, que deixam um pequeno retângulo vazado;
“Pipoca”- ponto redondo, duro e saliente;
“Richelieu”- pontos mais abertos compostos do ponto, “pauzinho” com o ponto “malha” no meio;
“Traça”- pontos compridos e apertados em forma de leque
Um bolero de renda branca está pendurado em um graveto, sustentado por uma fita também branca, à sombra de uma árvore de folhas miúdas. O rendado é composto de pontos mais abertos, com flores na pala e no meio das costas. Um zig-zag de lacê preenchido com o ponto richelieu compõe as outras partes do bolero.
Um vestido vermelho transparente está pendurado em um graveto entre galhos de árvores de folhas miúdas. Ele tem modelo evasê e alças largas. O rendado é composto de listras verticais do ponto pauzinho. Na altura do ventre, há uma flor de quatro pétalas. A saia esvoaça ao vento.
Uma blusa, sem manga, de decote canoa com lacê cinza entre flores verdes ou brancas, na pala e na barra. As folhas e as pétalas verdes são rendadas com pontos dois amarrados e uma pipoca e as flores brancas com ponto traça. No centro da pala, há uma flor branca contornada por folhas. O corpo da blusa é composto por listras preenchidas por um conjunto de pontos abacaxi, três listras diagonais, contornam a cava e outras verticais estendem-se até a barra florida. O fundo é uma madeira desgastada e acinzentada.
Sob a luz do sol, uma moça, da cintura para cima, está de pé, voltada para a esquerda, com os olhos fechados e enrolada em uma renda renascença de lace cinza e linha branca. Ela tem cabelos castanhos, longos, lisos e cacheados nas pontas, caídos para a esquerda. Tem a pele morena clara, as sobrancelhas delineadas, nariz arredondado e lábios carnudos. A renda é uma composição de flores com pétalas preenchidas por pontos aranha tecida e figuras ovaladas grandes também de aranha tecida. Ao fundo, uma parede de reboco crespo cinza.
Imagem ampliada do detalhe de um rendado em tons degradê bege, amarelo e laranja. No centro, do rendado uma flor com cinco pétalas do ponto traça é contornada por pétalas largas e estilizadas do ponto dois amarrados com pipocas. Esta flor, está emoldurada por um quadrado, faixa preenchida por pontos abacaxi e com um ponto aranha tecida em cada quina do quadrado.
Imagem ampliada de renda branca sobre uma casca de árvore. Em destaque, uma flor com miolo preenchido de um ponto aranha tecida e quatro pétalas rendadas com o ponto dois amarrados e uma pipoca. Ao redor, o ponto richelieu preenche o zig-zag do lacê.

Cores e Memórias

em Linhas e Lacês

Memórias de tradição, da infância, dos primeiros pontos de Lucy Cordeiro “…e minha mãe disse: olha Lucy mostra a teu avô para ver se ele quer comprar? E eu mostrei para ele com maior satisfação. É como se fosse uma relíquia a primeira pecinha, era uma palinha de renda renascença, e eu fiz com 5 anos de idade. Eu nunca esqueci este episódio”. E a partir deste momento Lucy continuou tecendo até o momento presente onde coordena rendeiras, e sempre busca riscos, pontos e cores inovadoras para a sua renascença.

Imagens-rendas percorre Branco-Floral em Caminho-Sem-Fim ou Vermelhas-Sianinhas-Paralelas e Flor-Traça ou Verde-Branco-Cinza, Florais-Traça, Brancas-Torres e uma Instalação em Cinza-Renda-Branca contornam entre florais e ramagens a jovem Ismeny Melo. Revelo imagens-detalhes em Branco-Laranja Flor-traça, Torres, Pipocas, Aranhas ou Branco-Floral Caminho-Sem-Fim com Richelieu. Rendeiras tecem, ponto a ponto, a delicada renascença de Lucy Coordeiro. Primorosa em qualidade e estética, estas são as características da sua renascença, que em cor Branca, ou Vermelha, ou Verde-Cinza-Branco, ou Branco-Creme Laranja-Degradé iluminam harmoniosos tons cromáticos em linhas e lacês.

Lenice Queiroga
Pesquisadora e Artista Multimídia