Jaciene Cândido

A seguir breve definição dos termos que aparecem nas descrições das fotografias sobre a renda de Jaciene Cândido.
“Aranha tecida”- um círculo espiralado preso por linhas em um quadrado de lacê;
“Dois amarrados” – pontos justos que formam minúsculos círculos vazados;
Lacê – fita de algodão fina usada como contorno dos desenhos que são preenchidos pelos pontos;
“Malha”- tirinhas dobradas ao meio como um pequeno laço geralmente utilizadas, lado a lado, no arremate;
“Pipoca”- ponto redondo, duro e saliente;
“Richelieu”- pontos mais abertos compostos do ponto, “pauzinho” com o ponto “malha” no meio;
“Traça”- pontos compridos e apertados em forma de leque.
Um bolero de renda branca transparente, de mangas compridas, está pendurado em um graveto preso por uma fita bege junto a rochas. O rendado é composto de pontos vazados com ramos horizontais de folhas e flores de dois amarrados e uma pipoca. A ramagem contorna a abertura do bolero e uma fenda no barrado de trás.
Uma camisa bege, de gola, mangas compridas e botões, está pendurada em um graveto, preso por uma fita bege, em uma área coberta. O rendado da camisa, de pontos vazados, deixa transparecer a luz do sol e o contorno de um portal. A pala e o punho são de um ponto circular preenchido.
Um vestido bege de renda renascença está pendurado em um graveto preso por uma fita bege a um portal, a coberta é de telhas à mostra. O rendado do vestido é composto de arabescos com predomínio de pontos abertos em contraste com algumas fileiras de traça no contorno do decote, na manga curta, e na barra. O ponto traça também é usado como flor logo abaixo do busto e como duas ramagens na frente dos quadris. Abaixo do busto, pontos traça formam uma flor e na altura do quadril sobem dois ramos. Entre os ramos, uma grande flor de pétalas pontudas estende-se até a barra.
Um vestido vermelho, de renda renascença, decote arredondado e mangas curtas está pendurado em um graveto, preso por uma fita bege a um portal de entrada e fortemente iluminado pela claridade do sol. o rendado do vestido é composto de formas geométricas e motivos florais. A pala é de lacê em zig-zag com flores no busto. De cada lado da cintura, em posição diagonal, de pontos vazados formam um retângulo transparente. Na altura do ventre   e de cada lado dos quadris, há um losango de aranha tecida cercado por flores de traça e ramos de outras flores mais vazadas. Ao longe, um portão verde de madeira e uma árvore alta de tronco grosso e folhas miúdas.
Imagem ampliada de parte da abertura do bolero sobre capim ressecado.  O rendado branco transparente composto de ponto vazado em contraste com o enramado de pequenas flores e folhas. O acabamento da barra é de meias-luas com a parte ondulada para baixo, preenchidas com ponto dois amarrados e uma pipoca e contornadas pelo ponto malha.
Imagem ampliada de parte de um rendado quadriculado com flores de miolo circular vazado e cinco pétalas de ponto traça. Cada quadrado é contornado por uma faixa de ponto abacaxi com uma aranha tecida em cada quina. A barra de contorno irregular com arremate de ponto malha está sobre um capim ressecado.

Preciosos

Pontos Abertos e Pequenos Florais

A renda Renascença foi ensinada a Jaciene Cândido, aos 7 anos de idade, por mãe D. Maria Rodrigues que já trabalhava há anos, porém só aos 16 anos iniciou o seu próprio negócio, onde ela continua até hoje coordenando um grupo de rendeiras. Jaciene comenta sobre esta Arte “ a Renda Renascença é a nossa vida. Se não fosse a Renascença, a gente não existiria!”. O seu estilo transita entre uma renda contemporânea e tradicional. Um dos traços contemporâneo é um ponto aberto, no qual segundo ela, foi pioneira no seu desdobramento, sobre isto Jaciene diz “a minha ideia foi fazer um ponto aberto e um pequenino em cima, deu certo e hoje utilizo em diversos figurinos que crio”.

O ensaio imagético percorre Branca-Renda Pontos-Abertos Pequenos-Florais ou Bege-Aranhas-Sianinhas e Ramagens-Verticais ou Vermelhas-Torres-de-Abacaxi, Aranhas, Florais ou Bege-Traças e Florais-Ramagens. Imagens-detalhes de Brancas-Rendas ora em pontos abertos e pequenos florais ora em repetidos padrões de Flores-Traça, Aranhas e Torres tecem uma renda criativa e contemporânea.

Lenice Queiroga
Pesquisadora e Artista Multimídia